A Região Turística Serra do Itaqueri (RT SI), localizada na porção centro-leste do estado de São Paulo, compõe uma entre as várias regiões turísticas definidas pelo governo estadual, seguindo orientação do Ministério do Turismo (MTur).
Está representada por 15 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dourado, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha. Alguns municípios, como Águas de São Pedro e Brotas já apresentam atividade turística consolidada.
No ano de 2017, o SENAC SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) concluiu o Plano Regional de Turismo (PRT), no qual estiveram envolvidas as Prefeituras, especificamente na área do turismo, e a iniciativa privada, objetivando diagnosticar e promover o turismo regional, com a elaboração de diretrizes e o planejamento de ações que permitam a captação de recursos em diferentes níveis governamentais e junto a empresários do trade turístico.
Em 2020, foi formalizada juridicamente a Associação Serra do Itaqueri (ASI), tendo, entre vários objetivos: propor e realizar ações que fomentem e promovam a atividade turística dos municípios que compõem a RT Serra do Itaqueri, aproximando o poder público e a iniciativa privada. A atuação independente dos poderes públicos municipal, estadual e federal permite a apresentação e o gerenciamento de projetos visando à captação de recursos para o desenvolvimento do turismo regional, seguindo as diretrizes da respectiva RT.
Uma das propostas da ASI é a criação de eventos de diferentes modalidades (gastronômicos, esportivos, técnico/científicos etc.), contando com a participação de empresários do trade turístico e de diferentes instituições da região, possibilitando maior divulgação dos atrativos naturais, gastronômicos e culturais, por meio de eventos e sua inserção em calendários regionais, estaduais e nacionais.
 
Após o exposto, pode ser colocado que a ASI ainda é pouco conhecida nos 14 municípios da RT correspondente, o que expõe os reflexos sociais e econômicos decorrentes da pandemia que abalou o país como um todo. Outra constatação é a baixa na atividade turística regional após as férias de julho.
Assim, foi elaborado e aqui se apresenta o projeto “Delícias da Serra do Itaqueri”, que tão bem atende à proposta anteriormente citada, embasado no seguinte problema de pesquisa:
De que maneira, a realização de um festival gastronômico envolvendo o conjunto de municípios da RT Serra do Itaqueri pode colaborar para dar maior visibilidade à ASI e aumentar a visitação local e regional nos meses de agosto e setembro?
 
A partir da explanação anterior, justifica-se a apresentação do projeto e a realização de um festival gastronômico, nos meses de agosto, setembro e início de outubro, por se configurarem como períodos de baixa estação para o turismo, de modo que a integração dos empresários regionais em um evento gastronômico poderá aumentar o fluxo de turistas na RT Serra do Itaqueri.
Está prevista a participação de empresários do segmento de alimentação dos 14 municípios, podendo servir de incentivo aos moradores e ou turistas para conhecerem os estabelecimentos locais e regionais, experimentando diferentes sabores, além de adquirir selos que servirão para concorrer a prêmios.

Objetivos:

O objetivo geral do projeto “Delícias da Serra” é promover o envolvimento dos empresários do segmento gastronômico da RT Serra do Itaqueri, tendo em vista o aumento do fluxo de turistas nos estabelecimentos dos diferentes municípios, com a consequente divulgação dessa Região Turística.
Os objetivos específicos incluem:
  • Mostrar ao morador/turista a diversidade gastronômica disponível na região;
  • Atuar no sentido de atrair consumidores aos estabelecimentos participantes;
  • Divulgar sobre a existência da RT Serra do Itaqueri e da ASI, e
  • Buscar o aumento no número de associados da ASI.

 

Precisa de ajuda?